quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro

Um dos clássicos da antropologia brasileira, O povo brasileiro é a derradeira obra de Darcy Ribeiro onde mapeia as origens que ajudaram a constituir o brasileiro.
Mostra as várias influências da cultura estrangeira desde a "invasão" (como o autor descreve a colonização do Brasil) e a importância do negro escravo e do índio na formação de nosso povo.
Da "santa trindade" antropólogos brasileiros (além de Darcy, Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre), Ribeiro é o que se mostra mais contemporâneo, inclusive nessa obra mostra alguns dos fenômenos mais recentes, como as favelas e a personagem da mulher brasileira que hoje assume papéis que antes só homens exerciam.
O curioso dessa obra é que Darcy chegou a escrevê-la até a metade e depois reescreveu tudo e, para isso, teve que fugir do hospital onde estava internado para se dedicar aos escritos.
Além de ser um documento fundamental para entender nossas origens e a conhecer melhor a nossa razão de ser, esse livro é uma declaração de amor a esse povo que sempre tá dando um jeito para sobreviver em meio ao caos que ajudamos a criar.