terça-feira, 9 de março de 2010

INGs – Indivíduos Não Governamentais – Reciclando a Cultura do Lixo



Em 2007, eu e meu amigo Averaldo N. Rocha produzimos para nosso trabalho de conclusão do curso de Jornalismo o documentário audiovisual INGs – Indivíduos Não Governamentais – Reciclando a Cultura do Lixo.

Esse projeto que deu muito trabalho, ainda mais pelo fato de ser nossa primeira experiência em trabalhar com equipamentos de vídeo e pela falta de apoio da faculdade.Apesar de brigarmos com meio mundo para conseguirmos espaço para apresentá-lo, talvez seja o documentário que mais levou o nome da faculdade além da sala de aula. Apresentamos em diversos lugares, viramos matéria de jornal e conversamos muito com as mais diversas pessoas que assistiram ao filme. Foram distribuídas, seguramente, mais de 500 cópias por todo o Brasil!

Depois de muito tempo, conseguimos passar o documentário para o formato "avi" e agora disponibilizamos para baixar gratuitamente! Junto com o vídeoo, vem o release, a capa e o encarte.

Clique aqui e baixe o documentário INGs!

Podem baixar, distribuir, exibir à vontade! O importante é passar a mensagem adiante!

Segue abaixo o release.

Ps.: Onde lê-se "Márcio Mitio Konno", entenda-se "Márcio Sno".

INGs – Indivíduos Não Governamentais – Reciclando a Cultura do Lixo
documentário produzido por Averaldo Nunes Rocha e Márcio Mitio Konno


“a arte do necessitado virar o fornecedor”
Tom Zé


A história de dois catadores de papel que tomaram atitudes inusitadas para promover cultura: Severino Manoel de Souza montou uma Biblioteca Comunitária com livros encontrados no lixo e José Luis Zagati, alimentando um sonho de infância, exibe filmes de graça no Cinema montado na laje da sua casa.

Além de relatar esses dois casos incomuns, foi promovido um debate indireto iniciado com a questão: “o que leva pessoas com poucas condições financeiras a tomarem esse tipo de atitude?” Para arriscar respostas foram entrevistados o sociólogo Reinaldo Pacheco, o presidente da Funarte Celso Frateschi, o geógrafo Aziz Ab’Saber, o músico Tom Zé, entre outros.

Esse documentário é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Uniradial, em 2007, que em sua primeira apresentação teve como público mais de 300 pessoas. Após a apresentação, o documentário passou a ser utilizado como material pedagógico na formação dos cursos de Comunicação Social da faculdade.

O Trabalho extrapolou os limites da faculdade e foi exibido em diversos locais como: Sesc Ipiranga, Semasa (Santo André), Uniradial Santo Amaro, Uniradial Jabaquara, Unifieo, Faculdade Cásper Líbero, USP, UniÍtalo, entre outros.

Também foi exibido em diversos cursos de preparação de trabalho e salas de aula como elemento para mobilização e protagonismo.

Caso queira exibir o documentário junto com um bate-papo com os produtores, entre em contato: marciosno@hotmail.com