quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mukeka di Rato

Na época em que preparava o lançamento do primeiro disco, a banda capixaba Mukeka di Rato - por intermédio do baixista Mozine - encantada com o portifólio desse que escreve, solicitou meus dotes artísticos para levantar o marketing pessoal da banda (ou seria marketing grupal?).
Então, minha missão inicial foi criar um novo logotipo e um mascote que iria acompanhar a carreira da banda (algo como o Eddie representa para o Iron Maiden e o Zé para o Gangrena Gasosa). Tudo bem que a vida dele durou só nesse primeiro disco, mas a experiência foi muito boa, pois as ilustrações foram estampadas em camisetas, adesivos e até no CD.
Vejam algumas coisinhas que produzi pra banda...

RACUMIN

Desgraceira. Essa é a principal referência para o Mukeka di Rato. E o mascote tinha que seguir essa linha. A idéia era de criar um rato sujo, bêbado, com a roupa rasgada, uma havaiana no pé e, mesmo com essa grosseria toda, ser engraçado.
Racumin foi o nome que me surgiu. Eu disse ao Mozine: "qual é o veneno que é o terror dos ratos? Racumin, é claro!" E assim o nosso bebê foi batizado.

LOGO PRA TATUAGEM

Esse desenho tinha como intuito servir como modelo para uma tatuagem que todos da banda usariam. Mas acho que não rolou.
Mas o importante que esse desenho eu utilizei como um detalhe nas capas dos zines Arghhh! e Musidealistas, que postei logo abaixo.

O RATO COMO PRATO PRINCIPAL

Essa ilustração serviu como base para alguns desenhos que fiz para a banda na seqüência, como flyer e release. Como não tinha muita tinta na caneta Paper Mate (que sempre foi minha companheira), usei no fundo da tampa um recorte de revista, que me salvou a pele.

RELEASE

Esse foi o primeiro release que ilustrei (acho que o único também!). Como disse, usei a ilustração do rato na bandeja. Sempre com a orientação do Mozine, fiz esse material com letras sujas, vocabulário tosco. Ficou meia-boca, mas fiquei feliz.

FLYER

Esse desenho foi a base para o primeiro flyer que fiz para a banda. Lembrando que flyer é uma espécie de cartão de visita que era uma das formas de divulgação de bandas e zines nos anos 90.



Essa é a versão final do flyer. Me parece que essa mesma ilustração também se transformou em adesivo.

RACUMIN POP STAR
Com o sucesso de Racumin, Mozine me pediu para ilustrar o mascote em diversas situações que foram rascunhadas de forma bem tosca pelo baixista da banda.


Forró levanta poeira. Não sei o que isso tem a ver com a banda. Mas eu fiz assim mesmo.


Tirando o peso da consciência. Essa foi a ilustração mais legal que fiz do Racumin. Dispensa comentários.


Um pé. Nada mais que isso. Ah, sim... de havaianas!


Acordando e saindo da toca. Até que ele ficou bonitinho nessa... Não é fofo?


O mais importante: esse desenho foi prensado na bolacha do CD. Agora soma isso ao número de CDs distribuídos. Boa repercussão, não acham?

Nenhum comentário: